Ciúmes x Posse

Esse fim de semana aleatoriamente dentro de um outro assunto, surgiu o tema que é muito polêmico entre as pessoas… Ciúmes X Posse. Para varias muitas pessoas confundem um sentimento do outro. Para quem não sabe, eu iniciei estudos de psicanálise à algum tempo. Além de pesquisadora de religiões e fés antigas, eu estudo o comportamento mental e emocional humano. Todos nós já possuímos variantes de comportamentos e ninguém está livre de algum parafuso fora do lugar. 
Mas, vamos deixar de lado a questão de doenças aleatórias e vamos falar sobre ciúmes e possessividade. Muitas pessoas acham que esses dois sentimentos atribuem a mesma coisa, estão perto dependendo do grau de ciúmes, massss uma coisa é possessividade e outra coisa é ciúmes. 
O ciúmes é um sentimento natural que todo ser humano tem, pelo menos uma vez na vida alguém já sentiu ciúmes. Ele é nossa forma animal de ser onde nosso sistema de alerta é ligado quando sentimos correr perigo em relação à alguém que gostamos. É algo natural, e às vezes até benéfico para as relações, desde que seja bem nivelado e não exagerado. O ciúme (leve) mostra que o outro é importante em sua vida e você não gostaria ou não tem intenção de perdê-lo. Lógico que estamos falando de um ciúmes sadio, e não aqueles doentes onde geram brigas feias entre outros atos de violência. 
Por outro lado a possessividade, está ligado em possuir coisas, “aquilo é meu!”, “essa caneta é minha”. Ela está ligada a uma dominação do objeto o qual você acredita a te pertencer, mas não está ligado ao sentimento dele, apenas na sua vaidade em possuir aquilo. Diferentemente do ciúmes que envolve sentimentos e medos. 
Abaixo tirei um texto de um site de comportamento onde trata bem a diferença entre um sentimento e o comportamento.
O ciúmes é um sentimento que pode levar a comportamentos de vários níveis. A possessividade já é um comportamento definido que geralmente não está ligado a sentimentos. 
Eu vejo muita gente, falar “ah eu n tenho ciúmes, ah eu não tenho posse.” Ahhhhh tem sim… pensa no seu carro – você deixaria outra pessoa dirigir seu carro? Não né! Então. Você conseguiria ver a pessoa que você está ficando, pegando, namorando, sei lá o que, com outra pessoa? Que sentimento você teria? Gente… isso é a coisa mais natural que existe. Alguns sentimentos são bons para preservação, ninguém cuida melhor de nossas coisas do que nós mesmos. Só não podemos esses comportamentos ou sentimentos tomar conta de nós de modo que não vivamos mais ou destruímos a vida do outro. 
“O ciúme geralmente acontece quando o sentimento de perda é acionado e isso frequentemente tem a ver com um contexto sexual. Por exemplo, se seu namorado conversa com um homem, uma moça feia, idosa ou ainda uma criança, você fica bem. Mas se ele fica ao lado de uma moça bonita, seu ciúme logo se acende, pois, seu maior medo, antes mesmo de que ele se apaixone por outra, é que ele tenha algum contato físico com ela. É claro que existem níveis diferentes de demonstrar o ciúme, indo daquele que parece indiferente ao que grita aos berros no meio da rua toda vez que se sente ameaçado.
Por outro lado, a posse é um sentimento constante, pois implica na criação de uma relação na qual um é dono do outro. Ou seja, tudo o que um faz deve passar antes pela aprovação do outro, desde a roupa que usa, lugares que frequenta, às pessoas com quem sai, etc. Neste sentido, quem tem sentimento de posse, não dá nenhuma liberdade ao seu par, nem de ele ser ele mesmo. Logicamente, tal como no caso do ciúme, existem níveis diferentes de posse. Aliás, muitas pessoas podem ser, de forma alternada, ciumentas e possessivas, dependendo da situação.”
Bjs. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s