ANIMAL TOTEM: PANTERA NEGRA

A Pantera é Poderosa e Protectora.
Simboliza a coragem, a valentia e o poder.
Se a Pantera é o teu Animal de Poder, como é o meu caso, foste abençoada com um guardião feroz.
A Pantera é o símbolo da mãe, da lua escura, e tem a energia da noite.
Este animal de poder leva-nos a entender o poder dentro das nossas sombras, e ao reconhecer esse poder eliminamos o medo da escuridão e do desconhecido.
A Pantera é um totem antigo e poderoso. Está associada ao Leopardo e ao Jaguar.
As Panteras Negras da família do Leopardo, encontram-se em África, Ásia, China e Índia. As Panteras Negras da família do Jaguar, encontram-se no sudeste dos EUA, México, América Central e em zonas específicas da América do Sul.
Cabe-nos a nós procurar, através da meditação, qual das duas energias existe em nós. 
Tal como a maioria dos felinos, a Pantera simboliza a ferocidade e o valor.
E tal e qual como o Tigre e o Leão, encarna a agressividade e o poder, no entanto, sem os seus significados solares, já que a Pantera Negra é toda lunar.
A Pantera Negra, é menor que o Leão e o Tigre, mas é mais feroz com mais de 500 músculos. As pessoas que têm a Pantera Negra como totem, têm a capacidade de realizar múltiplas tarefas, e são elas que decidem como e quando utilizar todos esses músculos, sejam eles físicos, mentais ou espirituais.
As Panteras são animais solitários, e apesar de em certas ocasiões se relacionarem com membros da sua espécie, sentem-se mais cómodas sozinhas nos seus territórios escolhidos, por isso se sentem atraídas por pessoas que também sejam assim.
A Pantera é uma assombrosa combinação de beleza e funcionalidade, porque harmoniza uma elegância fascinante com uma surpreendente facilidade de movimentos, ou com a mais inesperada quietude.
Por outro lado é muito silenciosa quando está a caçar ou a seguir um rastro.
Por isso, as pessoas que têm a Pantera como Animal de Poder, descobrirão que o seu maior poder para alcançar os seus objectivos reside no silêncio, e que falar demais ou dar muitos detalhes dos seus projectos poderá fazer com que percam a sua eficácia, e não concretizem os seus objectivos.
As Panteras são também excelentes velocistas, no entanto não se dão bem a correr longas distâncias. Por isso, em termos de saúde, as pessoas com este Totem, deverão  dosear bem o trabalho, deixando tempo para relaxar e descansar. Não convém que se esforcem demasiado a desenvolver certas tarefas, já que se o fizerem vão desencadear um certo desequilíbrio. Em épocas difíceis e turbulentas, estas pessoas são as primeiras e mais rápidas a agir, a tomar decisões, a encontrarem soluções, e cumprem sempre os prazos sob qualquer tipo de pressão.
Depois do acasalamento, as panteras permanecem juntas por um breve espaço de tempo, porque são as fêmeas que tomam conta das crias, e não permitem qualquer interferência externa. As mulheres com a pantera como totem, também são assim, não lhes agrada nada que os outros interfiram na educação que dão aos seus filhos.
As Panteras criam sozinhas as suas crias, e as mulheres pantera que se encontram solteiras ou divorciadas, assumem a educação dos seus filhos sem qualquer tipo de receio.
Outro aspecto interessante é que todos os felinos têm visão binocular, ou seja, cada um dos olhos trabalha de uma forma independente, proporcionando assim uma visão mais profunda e pormenorizada, aumentando as imagens e calculando melhor as distâncias. Assim, qualquer pessoa que se sintonize com a Pantera, acabará por desenvolver mais a sua visão, quer em relação aos acontecimentos da vida, quer em relação às pessoas, no entanto, é algo que vai muito mais além de uma visão psíquica, e se estende a uma visão metafísica, espiritual e paranormal.
Muitas destas pessoas dedicam-se à meditação para aceder a um campo interior, divino. E muitas delas nascem já com um nível de entendimento iluminado, e ao longo das suas vidas devem sempre seguir a sua intuição, visto que ela estará sempre interligada com a sua realidade. Algumas delas poderão desenvolver a clarividência, ouvir outras dimensões, outras formas de vida, porque a Pantera tem uma audição muito aguçada.
A Pantera tem também um pêlo muito sensível, especialmente na cara. Por isso, as pessoas Pantera, ficam mais sensíveis quando este totem entra em suas vidas.
Essas pessoas devem prestar mais atenção quando alguém as toca, quando alguém se aproxima, ou quando elas próprias tocam os outros. Algumas pessoas podem mesmo desenvolver sensibilidade a vibrações através das mãos, e tudo aquilo que lhes causava repugnância antes, vai provocar ainda mais depois de ter a Pantera como totem. Por outro lado, o toque sensual e erótico também se irá tornar mais intenso, trazendo-lhe mais sensualidade e paixão intensificada, dois grandes poderes femininos. Nas alturas lunares mais escuras, quando as panteras adquirem o seu maior poder, tudo isso se torna muito mais intenso. O seu poder também se intensifica mais no inverno, sendo o seu ciclo lunar mais poderoso nos dias que antecedem e nos dias seguintes à Lua Nova, quando não se vê a lua no céu.

No caso dos Leopardos e dos Jaguares, eles nunca atacam de frente. Mordem sempre de lado, na nuca, de uma forma fatal e certeira.
As pessoas pantera, não devem confrontar as pessoas directamente. Devem fazê-lo pacientemente, e esperar pela altura certa de atacar com um golpe certeiro e contundente, directo ao ponto sem rodeios.
Devido à sua extraordinária sensibilidade, essas pessoas saberão instintivamente a altura certa de atacar, e fazem-no de uma forma fatal, sem margem para dúvidas.
Por isso, por vezes ficam com feridas mais profundas do que seria de esperar.
De todas as panteras, a Pantera Negra é a que está mais envolvida em mistério. É a mais mística de todas. É um símbolo do feminino, da mãe obscura e da lua obscura. É o símbolo da vida, e o poder da noite. Símbolo das energias femininas manifestadas na Terra. Símbolo da obscuridade, da morte e do renascimento após a morte.
A humanidade tem medo ancestral da obscuridade e da morte, mas a Pantera Negra pode-nos ajudar a compreender não só a obscuridade e a morte, mas também os seus poderes, e dessa forma dissipar os nossos medos e fazer uso das suas potencialidades.
Na Antiga China, falava-se muito dos cinco grandes felinos míticos, representados umas vezes por Tigres, e outras vezes por Leopardos. O Leopardo negro representava o Norte e tinha o Inverno como a estação de poder e a água como seu elemento. A água é um elemento feminino, e representa as meninas, as virgens, as sedutoras, as mães, as guerreiras, as videntes e as anciãs sábias.
Quando a Pantera Negra entra na nossa vida como totem temos de saber esperar que ela desperte as nossas paixões interiores, que pode começar, por se manifestar desenfreadamente através das nossas paixões e instintos mais básicos. Só depois se manifesta despertando a nossa Kundalini, que nos indicará o momento de recuperar e reivindicar o nosso poder interior( no meu caso aconteceu quando mandei tudo ao ar aos meus 35 anos).
Está relacionada com vários mitos e lendas por todo o mundo.
A Pantera é também o símbolo do despertar do herói em busca da sua missão de vida, do seu propósito de vida, a que está destinado, alcançando novos estados de evolução, progressão e purificação, mostrando-nos que, por muito que tenhamos descido em termos de degradação, é sempre possível regressar ao nosso Verdadeiro Caminho. Ou seja, quando a Pantera entra na nossa vida, o nosso Caminho abre-se à nossa frente. Sem margem para dúvidas.
A Pantera é uma proposta de renascimento, de protecção durante esses momentos de busca interior, de resgate do nosso poder interior; é a promessa de que todas as nossas perdas ao longo do processo, serão substituídas por algo muito maior, muito mais forte e muito mais prazeroso.
Na vida das pessoas pantera, chega sempre aquele momento em que aparecerá alguém que irá desempenhar o papel de maestro, de guia nesse Seu Caminho. 
Poderá ser uma altura de resoluções de problemas sexuais, ou a uma nova aprendizagem a nível sexual. Ao aceitar essas novas energias, reconhecemos-lhes um carácter transformador e passamos a canalizá-las de uma forma positiva.
Para os Índios da América do Norte e do Sul, os Jaguares na forma de Panteras Negras, tinham uma poderosa magia. O Jaguar trepa, corre e nada, melhor do que o Tigre, era um símbolo de enorme poder e domínio em todas as dimensões.
Para os Índios Amazonas, o rugido do Jaguar era o rugido de um trovão, e a Pantera Negra era o símbolo da obscuridade capaz de provocar eclipses, trazendo a luz do sol.
Os Índios Arawak dizem que tudo no mundo tem Pantera Negra, que nada existe sem ela, que é um vínculo com a Vida e todas as suas manifestações, relacionando-se assim com o eterno feminino.
Os Índios Olmecas fizeram monumentos em honra do jaguar, e os Aztecas e os Mayas o viam como metade humano e metade Jaguar. O Alter Ego era livre de actuar em função dos seus desejos, temores e aspirações.
Realizavam rituais para adquirirem os poderes do jaguar.
No Antigo Egito, usavam uma cauda de pantera à cintura ou ao pescoço, como protecção e com o objectivo de adquirir os seus poderes.
Como dizia Nietzsche, “o que não te mata, faz-te mais forte”. Esta é a ideia que ganha forma na mente das pessoas pantera.
Tudo aquilo que aconteceu na infância e que gerou sofrimento, que levou à perda de poder e criatividade inatos, está a ponto de ser despertado de novo, enfrentado e transmutado. A Pantera pressupõe uma Mudança de Caminho, significa reclamar o que se perdeu, e estabelecer uma relação muito estreita com a sua força arquetípica, levando-nos muito mais longe do que algum dia poderíamos imaginar. É um Renascimento iminente!
A Pantera ajuda-me como Mentora e como Maestro. Ela guarda os segredos de mundos nunca vistos, ela sabe o que escolhi para mim antes de nascer, e está vinculada à energia lunar. A obscuridade da noite contém a verdade da criação!
Texto: Suzana Fidalgo
Correção: Andreia Morgam 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s