CARTAS DO TAROT: Os Reis

Os Reis embora Homens, são similares às Rainhas em alguns aspectos, mas mostram o lado mais masculino de seu elemento – por isso, embora você possa encontrar semelhanças, também perceberá diferenças sutis. 

Rei de Paus
O Rei desta carta está concentrado no fogo que arde em seu bastão. O Rei de Paus costuma ser forte, otimista, enérgico, confiante e de natureza amigável, bom com palavras e para motivar os outros, e ligado a atividades físicas. Gosta de desafios, e por isso costuma ser encontrado em papeis de liderança. Geralmente, são bons maridos, amantes entusiásticos e pais orgulhosa, embora costumam “promover” as pessoas queridas e passam parecer exibidas para os demais. ENTUSIASMO.

Um homem maduro em uma postura de entusiamos e motivação. Suas certezas é persuasão estão expressas no bastão que segura na mão direita.
Geralmente, esses homens são empreendedores, pois estão sempre repletos de ideias criativas e de entusiasmo por seus projetos. No entanto, podem parecer meio ríspidos ou impulsivos ao tomar decisões, pois não tem medo correr riscos.
Seja qual for o papel em que se encontrem, destacam por seu dinamismo, e gostam de ter a sensação de liberdade para poderem se dedicar ao seu trabalho sem limitações. Por causa de seu elevado nível de energia, podem ser encontrados em ambientes esportivos. Também podem estar em cargos comerciais, como o de vendedor externo, trabalhando com autonomia, desde que façam o que lhes é pedido – mas sempre num ligar onde possam canalizar sem restrições sua energia aparentemente inesgotável.
Gostam de variedade e se entediam facilmente; por isso, não gostam de detalhes, que são incômodos para eles. Sabem delegar essas tarefas para outras pessoas; raramente são encontrados cuidando pessoalmente dessas coisas. O Rei de Paus encontra sua maior felicidade quando está criando alguma coisa, e tem boa visão.

Do ponto de vista Negativo: podem ser rudes, explodem com facilidade, são egoístas, impacientes, controladores, confiantes a ponto de parecerem arrogantes, e podem ter um ego exagerado.

No nível profissional: o Rei de Paus favorece o trabalho em equipe. Traz força, criatividade e dinamismo. O momento é propício para a autoexpressão, para provocar mudanças e colocar em pauta as nossas ideias e convicções. Diante desta energia forte e dinâmica, o melhor é se abrir e deixar-se envolver pelas qualidades deste Rei que, com certeza, estará trazendo um importante aprendizado à nossa vida.
No nível de relacionamento: o Rei de Paus traz, com sua personalidade forte e emocional, alegria e entusiamo à relação. Prazer, paixão e muito carinho é próprio deste Rei, que expressa muito bem o que sente e vive intensamente este sentimento.
No nível de consciência: o Rei de Paus nos conscientiza da grande força interior que podemos buscar em nós para expressarmos os nossos ideais e as nossas convicções. Ele nos ensina o caminho para o encontro com a autoconfiança, a segurança, a força de vontade, o potencial e a habilidade para provocar mudanças, aplicando nossos horizontes e nos trazendo a autorrealização.

Rei de Copas

O trono deste Rei fica sobre a água. Ele parece relaxada e satisfeito, numa pose pensativa e concentrado em sua taça. O Rei de Copas tem uma natureza afável, autêntica e amigável. Costuma ser aquele homem de quem todos gostam, e raramente tem inimigos. É leal, bondoso e geralmente é voltado para a família. É bom marido, namorado atencioso e adora seus  filhos. No entanto, às vezes pode parecer emocionalmente desligado quando lida com seus pensamentos e emoções intimas. IDEALISMO.

A taça na sua mão direita revela a expressão dos seus sentimentos.
A força da sua intuição é simbolizada pela cor azul de sua roupa.
Nesse arcano, encontramos a expressão dos sentimentos fortes, da compaixão e dos dons mediúnicos. Com o Rei de Copas, nos encontramos com a receptividade, com a grande disposição para ajudar e servir. Sua força espiritual lhe permite penetrar a alma humana onde nenhuma ação intelectual pode permear. Sua sabedoria vem da alma e do coração disponibilizando energias compassivas de tolerância, do saber ouvir sem nada julgar.
Quando associado a uma pessoa traz, em geral, um homem maduro, espiritualmente forte, intuitivo, voltado à religiosidade. É compassivo, magnético e afetivo. Está sempre ligado aos estudos profundos, à cura do próximo, à arte.
Frequentemente, o Rei de Copas tem uma profissão “assistencial”: médico, consultor, religioso, professor ou assistente social. Seja qual for o ambiente em que o encontramos, pode ser reconhecido facilmente por conta de sua atenção e preocupação para com os outros, embora isso costume se manifestar através de sua profissão. Geralmente, esses Reis não tem natureza ambiciosa – embora isso não signifique que, no ambiente certo, não atinjam altos cargos – mas não é a ambição que os leva a agir, e sim sua “causa”.
De modo analógico, devido ao elemento água que os rege, eles costumam ser encontrados nas artes, bem como na moda, no design, como cabeleireiros e assim por diante, pois se sentem mais à vontade com o aspecto feminino do elemento água (emoções e criatividade) do que com os outros elementos. 

Do ponto de vista Negativo: é que eles podem ter menos ímpeto ou estrutura. Não gostam de conflitos, a ponto de negar os fatos; podem cansar os outros por se afastarem do cenário, podem ser manipuladores por se retraírem, ou ser manhoso, infantis ou passivos-agressivos. Signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes. 

– No nível profissional: O Rei de Copas favorece os trabalhos sociais, as artes, as terapias. O sentido de trabalho com este arcano está voltado à expressão da intuição, do deixar fluir aquilo que está na alma do trabalhar com amor, com comprometimento, com entrega. Com o Rei de Copas é a sabedoria interior quem comanda e determina. 
– No nível de relacionamento: o Rei de Copas nos posiciona numa fase de docilidade e romantismo. O momento será propicio para vivenciarmos o amor, revelando sentimentos, fantasias, carinho, compreensão. Por estar ligado ao elemento água (o emocional) é bom estarmos atentos, pois num mergulho muito profundo correremos o risco de nos defrontamos com a inconstância a instabilidade deste elemento e, consequentemente a insegurança. 
– No nível da consciência: o Rei de Copas nos mostra que chegou o momento de nos atermos para as forças do inconsciente, buscando aprimorar e aperfeiçoar a nossa mediunidade e, principalmente, aprendendo a usá-la em prol do nosso crescimento e a favor daquele que buscam ajuda. É uma porta que aberta nos faz confrontarmos com um mundo oculto que o Rei de Copas com sua intuição, percepção e sabedoria saberá nos conduzir com muita habilidade. 

Rei de Espadas

O trono do Rei de Espadas fica em seu elemento, o ar. Sua espada está em destaque e ele parece imerso em pensamentos profundos. O Rei de Espadas tem um ar frio e desinteressado, o que faz com que seja difícil avaliar-lo – confirmando que as pessoas discretas costumam ser as mais pensativas, o que as torna bastante intrigantes. Geralmente ele é forte, com um evidente ar de autoridade e uma natureza justa. É um homem racional, com pensamentos analíticos, que prefere a lógica às emoções e gota de regras claras e estabelecidas. Emocionalmente, ele pode enganar – pois embora não costume exibir grandes emoções em público, como parceiro é forte e leal com os entes queridos, levando a sério suas responsabilidades. VITÓRIA.

Um homem maduro segur na mão direita uma espada, símbolo da sua inteligência e ideias claras. As cores claras e frias da carta estão associadas ao elemento ar. Os dois pássaros no céu simbolizam a sabedoria, já retratada no Arcano XVII (A Estrela). O Rei de Espadas nos disponibiliza uma energia ativa que nos traz clareza de ideias, justiça e capacidade para agirmos com frieza, com crítica, com forte habilidade de expressão e imparcialidade diante de qualquer decisão. O Rei de Espadas é o grande estrategista. Toda esta for quando bem utilizada nos dá o controle da situação e nos faz desenvolver para os melhores propósitos, pois será a mente fria e imparcial atuando. 
Quando associado a uma pessoa traz, em geral, um homem maduro, independente, loquaz, inteligente, analítico, justo, experiente e determinado. Sua presença é marcante e nada perturba o seu equilíbrio mental, sue mundo é o da lógica e o da razão. 
Este Rei costuma usar uniforme: como policial, como órgãos militar, em governamentais que aplicam a lei, ou como guarda em presídios – na verdade, em qualquer área que lide com lei ou disciplina. Em posições superiores, esses homens costumam ser bastante loquazes, com mente aguçada e capacidade de pensar depressa e de maneira responsável. Saem-se bem com matemática, campos científicos, trabalhos investigativos ou engenharia. Em sua presença, tem-se a nítida sensação de que você está sendo avaliado, e ele tende a não discutir sua vida pessoal, restringindo-se ao propósito da reunião. O Rei de é Espadas cuidadoso ao depositar confiança, mas é um excelente amigo que dá bons conselhos… quando solicitado. 

Do ponto de vista Negativo: pode parecer frio e impessoal, insensível aos sentimentos alheios  – e no seu pior, pode ser cruel e inconveniente, com a capacidade de mudar completamente suas emoções. 
– No nível profissional: mostra habilidade para o bom desenvolvimento do trabalho, com inteligência e versatilidade. Favorece os relacionamentos comerciais. Este arcano traz discernimento nos negócios e independência que nos faz ir ao encontro da criatividade e da competência para execução de qualquer trabalho. O Rei de Espadas nos traz oportunidade para o trabalho autônomo e independente. 
– No nível de relacionamento: é favorável quando há a necessidade de esclarecimento, quando a razão precisar se fazer presente para dissolver algum nó na relação, do contrário o Rei de Espadas costuma trazer frieza e distanciamento entre os parceiros. 
– No nível da consciência: o Rei de Espadas é um convite a uma fase de esclarecimentos, buscando esta poderosa força dentro de nós mesmos por meio da compreensão analítica, da razão pura, da lógica que são atributos necessários para agirmos com reconhecimento e autonomia diante dos problemas. 

Rei de Ouros

O trono deste rei assenta-se solidamente no chão, representando o elemento terra. Esse rei costuma ter sucesso financeiro, e é excelente homem de negócios, confortável consigo mesmo e com sua posição na vida. Sua personalidade é forte e ele é confiável e firme. Se fica irritado, é por pouco tempo e ele não se mantém aborrecido. Esses homens são excelentes maridos e pais, pois são leais e consideram seu papel como o de bom provedor. Para eles, são importantes a família e a tradição. SUCESSO.

Um homem maduro com uma moeda de ouro na mão esquerda simboliza sua ligação com os valores palpáveis. Os cachos de uva simbolizam o lado agradável da vida que ele sabe desfrutar com prazer. O Rei de Ouros vem nos disponibilizar a energia da matéria que nos deixa voltados aos aspectos de segurança, estabilidade e a tudo o que temos de palpável. O que interessa para ele são as ações. Encontramos aqui um forte senso de realidade, responsabilidade e diligência. O Rei de Ouros oferece as condições para a prosperidade e a abundância, ao mesmo tempo que nos incita a desfrutar do conforto, do prazer e da tranquilidade que isto pode trazer. Com esta forte energia, encontraremos a concretização do que desejamos porque sugere habilidade prática, dedicação e o construir em bases sólidas, indicando que nada será feito impensadamente ou rapidamente, fortalecendo em nós a perseverança e a paciência. Quando associado a uma pessoa traz, em geral, um homem maduro, bem-sucedido, fiel, um homem de negócios, inteligente, de caráter firme, generoso, trabalhador, com muita habilidade comercial. 
O Rei de Ouros não tem medo de trabalhar muito e procura levar as tarefas até sua conclusão. Sua paciência costuma ajudá-lo em suas aquisições; enquanto o Rei de Paus perderia o interesse e se dedicaria a outro negócio, o Rei de Ouros acompanha tudo atentamente, sabendo que, no final, conseguirá o que deseja. Costuma ser generoso, mas não é tolo com o seu dinheiro. Seus bens materiais são cuidadosamente adquiridos e bem administrados; ele não desperdiça, nem compra apressadamente. 
Devido ao elemento terra, esses reis costumam ser encontrados em atividades que envolvam empreendimentos imobiliários, como proprietários de terras, financistas, contadores ou corretores de ações. Também são fazendeiros, construtores ou comerciantes – todos pessoas práticas, conscientes do dinheiro, esforçadas, do tipo “sal da terra”. 
Do lado Negativo: podem ser extremamente teimosos, diretos a ponto de irritar, excessivamente materialistas ou sovinas. 

– No nível profissional: representa as oportunidades favoráveis, a busca pela estabilidade e segurança. Indica um momento propicio para assumir responsabilidades, trabalhos em em equipe, a perseverança e os bons resultados. Com o Rei de Ouros, desenvolvemos nosso trabalho com alegria e praticidade, mas conscientes de que o caminho será trabalhoso, exigindo paciência e uma atitude incansável.
– No nível de relacionamento: indica busca pela segurança e estabilidade. O Rei de Ouros favorece as relações, criando um clima de confiabilidade e durabilidade. Na sua energia não existe atração pelo novo ou por aventuras e sim firmeza, compromisso e a luta constante pela preservação da relação.
– No nível da consciência: ele desperta em nós a consciência de que vivemos num mundo de matéria e que é possível desfrutar do prazer e do conforto que ela pode nos proporcionar quando conseguimos, com sabedoria, equilibrar as forças materiais com as espirituais. Dessa forma, buscamos os resultados com maior objetividade e praticidade, porém , conscientes de que, algumas vezes, o caminho se fará de forma lenta, exigindo paciência e perseverança. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s