CARTAS DO TAROT: As Rainhas

As Rainhas representam as mulheres do elemento de seu naipe. Como hoje há mais mulheres independentes, mães e esposas que trabalham, as interpretações tradicionais são levemente diferenciadas.
Como pessoas: mulheres maduras, geralmente com mais de 18 anos. 

RAINHA DE PAUS
A Rainha de Paus tem natureza afável e personalidade atraente, costuma ser alegre e está sempre ocupada com uma série de projetos diferentes ao mesmo tempo. Sua casa é importante para ela; ela é leal com sua família e amigos e os protege, é a pessoa com a qual podem contar. Não há problema grande demais para ela. O fogo que queima em seu bastão significa a frase “manter acesa a chama do lar”. 
Uma mulher madura sentada num trono com um bastão na mão direita simboliza energia e firmeza; O Girassol do seu lado esquerdo representa o sol com suas qualidades de calor e vitalidade; O gato preto à sua frente é um escudo protetor contra energias negativas, evidenciando também sua sabedoria. 
Os tons fortes da carta estão associados ao elemento terra; 
A Rainha de Paus vem nos disponibilizar uma forte energia de independência, de dinamismo, de entusiasmo e grande força de vontade. Ela nos traz autoconfiança e espirito de iniciativa. Apesar das características fortes, ela libera certa docilidade e uma grande capacidade de amar. Com sua força é impossível não tomar decisões, ainda que com riscos. Disposição, alegria de viver, convicção, entusiasmo, boas vibrações, sociabilidade e criatividade são algumas das qualidades desta Rainha que podemos associar com nossa vida, quando ela se faz presente num jogo. Quando associado a uma pessoa traz uma mulher madura, empreendedora, organizada, independente muito sábia, de bem com a vida e contagiante. 
Se essa mulher fosse mãe em tempo integral, ainda assim você a encontraria como voluntária na quermesse da escola. levando e trazendo os filhos das amigas e fazendo muitas outras coisas. Ela tem uma energia inesgotável e gosta de estar atarefada. No trabalho, sua escrivaninha parecia um caos animado, mas no qual ela conseguiria encontrar tudo. É ela que corre com a prancheta, enérgica, organizando os colegas, cheia de ideias, estimulando alegremente os outros a agir. Pode ser bem ambiciosa e certamente tem energia e ânimo para garantir seu sucesso mas como está sempre ocupada, encaixando tudo nas suas 24 horas, ela pode se descuidar de detalhes e seu caos talvez faça com que se esqueça das coisas – quantidade e não qualidade. Mas esse seu aspecto geralmente é perdoado  de bom grade por conta de sua natureza alegre e de sua disposição par ajudar. 
Do ponto de vista Negativo: essa Rainha pode ser temperamental, desorganizada, controladora ou sufocante. Ela pode ser vingativa, embora não de forma declarada; pode ter a tendência a ser “maldosa”. 
– No nível profissional: indica que estamos preparados para assumir novos compromissos e responsabilidades. Podemos tomar iniciativas, sermos confiantes, agir com independência e ir à luta, deixando fluir a capacidade para os negócios encontrados com muita acessibilidade neste arcano. 
– No nível de relacionamento: mostra um momento de aquecimento na relação, de vitalidade e calor. Sua natureza independente coloca os parceiros numa posição de igualdade. Sua energia é também favorável a novas experiências. 
– No nível da consciência: resgatamos as nossas porções independentes, ativas e determinadas que sabem o que quer e não se permitem influências. Tratam -se do resgate da paixão pela vida e da coragem de buscar o nosso ideal. É a força feminina que explode feito um vulcão em chamas. 

RAINHA DE COPAS
A Rainha de Copas é bondosa, gentil, sensível e atenciosa, charmosa, socialmente educada, criativa e artística. Às vezes, pode parecer “desligada” do mundo exterior, pois está bem sintonizada com seu mundo interior, no qual entra facilmente, o que às vezes lhe confere um jeito distante. Ela prefere reuniões ou conversas com poucas pessoas a relacionar-se com grandes grupos. Geralmente bem feminina e empática por natureza, às vezes pode ser melancólica ou estar sujeita a mudanças de humor. 
Uma mulher madura sentada num belo trono em formato de concha com sereias incrustadas e com os pés na água vem nos mostrar sua forte ligação com este elemento. Sua maneira de olhar para a taça indica intuição e o poder visionário; sua ligação com a terra e sua capacidade de agir é mostrada no trono que se encontra no chão, apesar de sua proximidade com a água; com a Rainha de Copas nos encontraremos com as forças do inconsciente expressas por meio da intuição, da sensibilidade, do dom da visão, da mediunidade. Ela nos traz grande capacidade de entrega, de sacrifício de devoção, de amor ao próximo, de solidariedade. A Rainha de Copas é a grande curadora porque olha para a alma, onde, em geral, presta socorro. Todas as suas raízes estão no inconsciente, um mundo onde ela permeia com inteligência e sabedoria, o que a torna misteriosa e fora de qualquer entendimento racional. Quando associado a uma pessoa, em geral, nos traz uma mulher com toda as qualificações citadas e sempre pronta a servir. Tem a solidariedade, assim como a intuição à flor da pele. De forte imaginação e criatividade, em geral está a serviço social.

A Rainha de Copas gosta de coisas esteticamente agradáveis; seu lar e suas roupas e acessórios têm sempre um detalhe, pequeno mas de bom gosto, que a destaca. Embora discretos, você encontrará detalhes reveladores disse por toda parte: sua caneta, sua agenda, itens na sua escrivaninha e assim por diante. Sua casa e suas roupas revelam bom gosto e um toque de senso artístico – qualquer que seja o tamanho de seu orçamento – e sua casa é um lugar que reflete esse senso de harmonia de que ela precisa. A Rainha de Copas é aquela que percebe quando alguém não parece estar bem, pois é muito sensível aos sentimentos alheios. Ela não se impõe sobre os outros, tende a ser um tanto contida por natureza, mas se for uma boa amiga sua, passará horas ouvindo seus problemas, demonstrando empatia, oferecendo apoio e sugestões sensatas. Enquanto a Rainha de Paus ficaria feliz em fazer alguma coisa prática para você (diferentemente desta rainha), ela também pode parecer dispersiva com sua atitude animada, e provavelmente comentaria que tem certeza de que tudo ficará bem no final das contas, ou que nãos sabe o que sugerir. Perceba a diferença entre os dois elementos. Na Rainha de Copas, você encontra alguém que realmente escuta e se preocupa com os demais.
A Rainha de Copas costuma ser encontrada numa profissão de ajuda, assistência ou cura: enfermagem, ensino, terapias alternativas, psíquica, artes, decoração, moda e assim por diante. Em termos românticos, essas pessoas pode se magoar facilmente em virtude de sua natureza sensível. Quando ficam mais velhas e aprendem com a experiência, passam a se proteger melhor, e por isso podem parecer difíceis de se avaliar, ou distantes – mas estão protegendo o núcleo sensível de suas emoções. Gentileza, bondade e segurança são necessárias em seus relacionamentos; palavras ou ações ásperas ferem fundo.
Do ponto de vista negativo: podem ser sonhadoras e pouco realistas, excessivamente sensíveis, propensas a se fazerem de vítimas, desistem facilmente (não têm muita “garra”), são facilmente conduzidas pelos outros e podem ser manipuladoras. Não gostam de se manifestar, e acham que fazê-lo gera confrontos.

– Do Nível Profissional: representa um momento de tranquilidade, de espera, de confiança e fé. É o momento de busca interior e entendimento por meio das forças ocultas para traçar os nossos planos profissionais. Este arcano, no âmbito profissional, nos convida para o uso da intuição nesta área.
– Do Nível Relação: com a Rainha de Copas encontraremos com um momento de puro amor e afeição, de entendimentos e aproximação entre as pessoas. Esta Rainha é harmonizadora trazendo à relação amor e entrega.
– Do Nível da Consciência: nos defrontamos com as forças do nosso inconsciente, despertamos as nossas porções mediúnicas, intuitivas e sensíveis. E, nos conscientizamos deste tesouro em nós, que o meu mundo será melhor e que eu também farei o mundo das pessoas melhor, no momento que permitirmos o florescer destas forças em nós aprendendo a lidar com elas e usando-as de forma positiva em nós e para o outro.

RAINHA DE ESPADAS

A Rainha de Espadas é uma mulher independente que assume uma postura bem racional. Seus modos diretos podem dar a impressão de que ela é pouco emotiva. No entanto, tem forte senso de equilíbrio e correção, bom raciocínio e excelente percepção, e por isso ela domina a capacidade de deixar as emoções de lado para se concentrar na lógica e nos fatos.

Uma mulher sentada num trono, de forma imponente, empunha na mão direita uma espada voltada com a ponta para cima, e com a mão esquerda aponta par ao alto; sua postura e forma de se apresentar indicam clareza, objetividade e grande disposição para novos conhecimentos; de inteligência aguçada e determinada, a Rainha de Espadas nos disponibiliza energias que trazem clareza e lucidez ao nosso momento, fazendo-nos agir com racionalidade, astúcia e habilidade para enfrentar qualquer situação. Ela traz independência, objetividade, claridade mental e grande capacidade de resolução, sem se deixar envolver pelas emoções, deixando, por vezes, um aspecto gélido no ar.
Quando associada a uma pessoa traz, em geral, uma mulher madura, racional, independente e, por vezes, solitária. De inteligência aguçada e muito rígida, muitas vezes em razão de traumas passados, o que em geral lhe traz dor e sofrimento que ficam reprimidos.

Tradicionalmente, a Rainha de Espadas representa uma mulher sozinha, que tinha conhecido o sofrimento e a perda: viúva, divorciada ou solteirona, às vezes sem filhos. Contudo, nem sempre é esse o caso, e os traços de personalidade são a melhor indicação. A Força Interior pode ser uma boa descrição aqui, e esta pode ter sido obtida por meio do sofrimento pessoal, e por isso ainda é relevante um elemento do significado tradicional. Mesmo sendo uma pessoa casada, ela teria um lado independente e aparentemente não precisaria do seu lado emocional. Ela é feliz e satisfeita por si mesma, capaz de tomar conta de seus próprios negócios e não tem carência emocional. A Rainha de Espadas é simplesmente uma mulher forte e independente. Ela sabe apoiar os outros, e, desde que esteja do seu lado (acredite que você tem razão), ela é uma fonte de força e irá defendê-lo bravamente. Essa rainha não tem medo de dizer o que pensa e costuma estar certa, o que é bastante enervante para aqueles que não estão prontos para ouvir a verdade!
É extremamente bem organizada e eficiente, uma excelente defensora de causas justas ou de organizações que exigem um toque rude. Seu trabalho pode ser um bom indicador disso e ela pode encontrar na lei um canal de vazão para essa expressão, por exemplo, mas também em ambientes nos quais se faz necessário um líder forte, nos quais os outros podem confiar, como uma diretora de escola, uma matrona ou até altas posições executivas nas quais a mulher precisa ser forte para se manter no lugar. Tem pensamento rápido, e sua mente analítica faz com que se sinta feliz em qualquer lugar onde sua mente e seu raciocínio ágil são desafiados. A Rainha de Espadas, num nível bastante básico, pode ser uma pessoa com língua afiada, mas também pode ser a “defensora do povo”.
Do ponto de vista negativo: ela pode ser excessivamente crítica, intolerante e ser capaz de dilacerar as pessoas com suas palavras. Traia-a e não terá segundas chance – ela não é dessas pessoas com quem se deve discutir!

– Do Nível Profissional:  mostra uma situação bem resolvida, onde nos mostraremos habilidosos e objetivos, independentes e abertos para o novo, para o conhecimento. Mostra que dominamos a nossa área de trabalho com inteligência e clareza de ideias. O sucesso estará ao nosso lado.
– Do Nível Relação: mostra certa frieza e distanciamento ena relação para avaliação daquilo que realmente nos importa, mesmo que tenhamos que tomar atitudes que não agradem a outra parte.
– Do Nível da Consciência: indica que reconhecemos uma parte dentro de nós com grande capacidade de discernimento, de criatividade, rica em ideias. Faz-nos compreender o grande potencial para o aprendizado, da força libertadora dentro de nós que nos faz agir com habilidade, inteligência e sensatez. Descobrir a Rainha de Espadas dentro de nós é descobrir a nossa independência.

RAINHA DE OUROS
Geralmente, esta Rainha tem segurança material. Por natureza, tende a ser calorosa, generosa, prática, consciente do dinheiro e bem-sucedida em tudo aquilo que faz – inclusive ao conciliar sua carreira com o lar. Ela não tem medo de se esforçar no trabalho e age metódica e incansavelmente para ter êxito; por isso, vive com conforto. Boa mulher de negócios, também costuma ser encontrada no topo das organizações. Trabalha de forma integra e sabe o valor de fazer as coisas corretamente. Toma boas decisões em seus negócios e tem mente prática.
Uma mulher sentada no trono, numa postura de tranquilidade, segura nas mãos uma moeda, o que indica sua habilidade, praticidade e bom senso para lidar com as energias materiais. No segundo plano da carta umas paisagens vivas, verde e muito florida como símbolo da abundância da prosperidade e da fertilidade. Com a Rainha de Ouros, nos deparamos com os valores materiais, com a abundância e a sensualidade. Com este arcano, vivemos uma forte ligação com a terra, colocamos os “pés no chão”. Sua particularidade é a abundância associada à generosidade, é o reconhecer do ter associado à consciência do partilhar. A Rainha de Ouros nos inspira a bem administrar os recursos, usufruir dele, de forma que garanta o bem-estar, a beleza, o prazer sem desperdiçá-lo, de forma a preservá-lo. 
Quando associado a uma pessoa, nos traz, em geral, uma mulher madura voltada à família, criativa, material e emocionalmente bem resolvida. É uma pessoa prática e com grande habilidade para os negócios. Sua maior riqueza é a do coração, carrega nele grande generosidade por todas as formas de vida.  
Em seus diversos disfarces, você vai encontrar a Rainha de Ouros como uma mulher rica – agradável e generosa com os demais. Ela desempenha bem o seu papel. Esposas de nobres titulados, são encontradas administrando grandes patrimônios, dos quais auferem rendimentos. Com bela postura social e de maneiras corretas, sua roupas tem qualidade, mas quase sempre são práticas. Essas mulheres trabalham incessante e solidamente, administrando suas casas e seus negócios com a mesma habilidade. Também podem ser encontradas no papel de executivas com carreira própria, trabalhando firme para atingir suas metas e galgar a escada corporativa. Seu sucesso é sempre merecido, pois estão preparadas para irem além do usual afim de realizar seus objetivos – e, diferentemente da Rainha de Paus, a Rainha de Ouros cuida dos detalhes, motivo pelo qual ela acaba indo mais longe. Num nível diferente, essas mulheres trabalham com finanças: bancos, contabilidade e assim por diante; no entanto, suas características é que a revelam – ela nunca considera seu papel profissional como “apenas emprego”, mas gosta de método, dedicação e rotina. Essas Rainhas costumam ser mulheres de negócios, líderes empresariais ou dedicadas a atividades típicas do elemento terra: corretoras imobiliárias, contabilidade, serviços ligados a alimentos, joalherias, veterinárias ou em alguma atividade ligadas à agricultura ou ao ambiente. Geralmente, esposas de fazendeiros entram nessa categoria.
Do ponto de vista Negativo: elas podem ser teimosas, gostam das coisas feitas do seu jeito e costumam ser ciumentas. Podem ser condescendentes com seus próprios defeitos e práticas a ponto de parecerem sem graça ou excessivamente materialistas. Por outro lado, em virtude de sua natureza generosa, os outros podem tirar proveito delas. 
– No Nível Profissional: a Rainha de Ouro nos convida á perseverança. Mostra que trabalhamos com vontade, competência e habilidade. A criatividade e a paciência serão companheiras desta Rainha que traz confiabilidade no desenvolvimento do trabalho com a certeza de que os resultados podem não sere imediatos, mas que acontecerão no seu próprio tempo.
– No Nível Relação: nos indica um momento favorável de constância, de segurança e fidelidade. Com este arcano, fica latente a alegria na relação, a preocupação pelo bem-estar, pelo prazer e segurança familiar. 
– No Nível da Consciência: encontramos com uma porção dentro de nós fortemente ligada á terra que nos torna práticos e habilidosos para tratar dos valores materiais. Entramos em contato com o nosso lado exuberante, elegante, bonito e sentimos prazer em expressá-lo. Descobrimos a prosperidade dentro de nós e à nossa volta e nos conscientizamos de que toda riqueza, seja interior ou exterior, é nada se não for compartilhada. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s