Os 3 AEttir

AETT (Singular de AEttir), significa em norueguês arcaico “família, tribo ou clã”. Esse termo foi usado para criar um código numérico usado na divisão das runas em subgrupos de oito caracteres, chamados AEttir. Cada AEtt é regido por um Casal de Divindades e leva seu nome.

O Futhark Antigo é formado por 3 AETTir, cada um tendo certas características comuns e sendo regido por um deus e uma deusa. Já o Futhork Anglo-Saxão (de 29 caracteres) tem um grupo suplementar formado por cinco runas, enquanto o Futhork de Northumbria (de 33 caracteres) é constituído de 4 AEttir, mais uma runa central.

1º AEttit: regido por Frey e Freyja (deuses da fertilidade), governa os assuntos materiais e define as qualidades que o iniciado deve adquirir, como energia, tenacidade, ação, comunicação e inspiração, força de vontade, conhecimento, generosidade e companheirismo:

– Feoh 
– Uruz
– Thurisaz
– Ansuz
– Raidho
– Kenaz 
– Gebo
– Wunjo
2º Aettir: regido por Heimdall e Mordgud (deuses guardiões), governa os assuntos emocionais e é subdividido em duas metades: a primeira descreve a superação de obstáculos, objetivos e a colheita dos resultados, enquanto que a segunda define conflitos subjetivos e os caminhos para o sucesso: 
– Hagalaz
– Nauthiz
– Isa
– Jera
– Eihwaz
– Perdhro
– Algiz
– Sowillo
3º AEttir: regido por Tyr e Ziza (divindades arcaicas), rege os aspectos mentais e espirituais e mostra os níveis nos quais o iniciado deve trabalhar para tornar-se auto-suficiente e alcançar a iluminação: 
– Tiwaz
– Berkana
– Ehwaz
– Mannaz
– Laguz
– Ingwaz
– Othala
– Dagaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s