AEGIR – "Aquele que preparava o Hidromel"

Deus Vanir do mar, Aegir era casado com a giganta Ran e pai das nove “Donzelas das Ondas”. Ele controlava os ventos e as ondas e representava o poder do oceano, que tanto podia beneficiar quanto prejudicar os seres humanos. Inúmeros poemas escandinavos, lamentam a perda de vidas humanas devoradas pelas “mandíbulas de Aegir”, como era designado antigamente o mar. Os piratas saxões sacrificavam um décimo de seus prisioneiros atirando-os ao mar, para fazerem um “agrado” a AEgir e serem protegidos das tempestades e dos naufrágios. Descrito como um velho com barba branca, olhos penetrantes e sorriso benevolente – mas com dedos em forma de garras -, AEgir surgia do mar para anunciar a tempestade e os naufrágios.
Assim como Ran, AEgir também usava uma rede para recolher os afogados, que receberiam sua generosa hospitalidade, regada a hidromel – desde que tivessem nos bolsos pepitas ou moedas de ouro.
O objeto mágico de AEgir era o caldeirão, no qual era preparado o hidromel servido aos deuses. O caldeirão também era associado ao mar, como receptáculo arcaico da transmutação, da criação e da destruição da vida.
Há uma certa controvérsia sobre a origem de AEgir, pois algumas fontes consideram-no um gigante, e não um deus. Como os gigantes – do mar ou da terra – foram os precursores das divindades Vanir, esse detalhe deixa de ser importante. O que realmente conta é a antiguidade do culto a AEgir e o temor e respeito que inspiravam nos homens, ao longo das eras, seus poderes de destruição ou proteção.
ELEMENTOS: Água
ANIMAIS TOTÊMICOS: gaivota, foca, leão-marinho, baleia.
CORES: verde, azul, preto.
PLANTAS: algas
PEDRAS: corais, água-marinha, pirita.
METAL: ouro (chamado de “o fogo de AEgir”)
DATAS DE CELEBRAÇÃO: 13/01,
SÍMBOLO: barco, caldeirão, hidromel, leme, rede.
RITUAIS: para movimentar energias estagnadas, remover bloqueios, ter proteção nas viagens marítimas (oferecer moedas ou pedaços de pirita antes de viajar).
PALAVRA-CHAVE: movimento
RUNAS: Raidho, Perdhro, Laguz, Ehwaz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s