Gigantes

O termo comum “gigantes” pode designar três tipos diferentes de seres.

Gigantes Risi
    
* RISI – eram verdadeiros gigantes, de grandes proporções, que simbolizavam os habitantes pré-históricos dos países nórdicos. Tinham uma aparência bonita e natureza benevolente; podiam casar e gerar filhos com os seres humanos.
Gigantes Etins ou Jötnar 
* Etins ou Jötnar – (plural de Jorunn) se caraterizavam pela força fora do comum, a idade avançada e as dimensões variáveis; podiam ser enormes, como Ymir, ou muito pequenos. Tinham uma vasta sabedoria adquirida ao longo de milênios. Por serem “neutros”, alguns se aliavam aos Aesir, outros aos Thursar. Eles não se modificavam com o passar do tempo, permanecendo sempre os mesmos. Odin e Thor escolhiam suas amantes entre eles.
Gigantes Thursar
* Thursar – (Plural de Thurs) representam as forças brutas inconscientes, antagônicas às forças conscientes que eles tentavam destruir. Também tinham idade avançada e não podiam ser considerados maus; eram somente arquétipos das forças naturais que agiam sem consciência daquilo que faziam. Podiam se manifestar como gigantes do gelo ou do fogo, como os habitantes de Muspelheim, cujo dirigente era Surt.
Fontes [Wikipedia e Mistérios Nórdicos/Mirella Faur]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s