Gigantes e Gigantas mais Importantes

A seguir, são relacionados alguns gigantes e gigantas mais importantes.

Angrboda
Amante do deus Loki, gerou com ele três filhos: o feroz lobo Fenrir, a serpente do mundo Jormungand e a deusa Hel.
Aurboda
Giganta das montanhas, mãe de Gerd, a linda giganta cobiçada pelo deus Frey.
Bergelmir
Junto com sua mulher, Bestla, gerou todos os gigantes após terem sobrevivido ao dilúvio causado pelo derramamento do sangue de Ymir.
Bestla
Uma giganta ancestral do gelo, filha de Bolthorn e descendente de Ymir. Casada com Bor, gerou os deuses Odin, Vili e Vé.
Bor 
Um ser sobrenatural, filho de Buri, juntamente com Bestla gerou Odin.
Buri
O ser sobrenatural que apareceu do gelo após ser lambido pela vaca primordial Authumbla; avô dos deuses.
Fenia 
Juntamente com sua irmã Menia, personifica o poder destruidor da água salgada. Dotadas de enorme força física, eram duas das Donzelas das Ondas.
Gerd
Linda giganta, filha de Aurboda, que após se casar com o deus Frey adquiriu o “status” de Deusa.
Gialp
Jovem giganta que tentou impedir o deus Thor de encontrar seu pai. Gerido. Com o poder mágico de seu sangue menstrual, ela provocou a cheia de um rio que Thor tentava atravessar. Enfurecido, Thor lançou uma pedra em sua vagina, o que provocou sua morte. Em seguida, Thor também esmagou sua irmã Greip, quebrando-lhe a coluna com seu bastão mágico.
Giganta da Floresta de Ferro
Os descendentes dessa giganta podiam se metamorfosear em lobos. Dois deles – Skoll e Hati – perseguem as carruagens da deusa Sol e dos deuses lunares Mani e Bil, alcançando-os e devorando-os no Ragnarök.
Grid
Personificação da ordem e da força física, Grid tornou-se amante de Odin e gerou com ele Vidar. Ela emprestou seus objetos de poder – cinto mágico, luvas de ferro e bastão invencível – para Thor lutar contra o gigante Geirrod, tornando-se assim, responsável pela morte das gigantas Gialp e Greip – atitude inexplicável, uma vez que Grid também era uma giganta. 
Groa
Conhecida pelas suas habilidades de cura, usava encantamentos e poções mágicas nas curas; era reverenciada, pelos curandeiros e xamãs, como sua padroeira.
Gunnlod
Filha do gigante Suttung, Gunnlud era a guardiã do “elixir da inspiração”. Foi seduzida por Odin, metamorfoseado em serpente, que, para se apossar do elixir, passou com ela três noites.
Hel
Filha de Angrboda e Loki, Hel recebeu de Odin o controle do mundo subterrâneo e tornou-se uma deusa.
Hilda
Renomada feiticeira, conhecida por sua sabedoria e poder profético. Aparecia cavalgando um lobo, vestida com peles e segurando um bastão.
Hymir
“O escuro”, era um gigante de gelo em cujo enorme caldeirão ele preparava o hidrogel, roubado por Thor.
Hraesvelg
Giganta com o dom da metamorfose, Hraesvelg assumia a forma de uma águia que, ao bater as asas, produzia um vento tão forte que sacudia a Árvore do Mundo e assolava Midgard e os outros oito mundos. 
Hrungnir
O mais poderoso dos gigantes do gelo. Adversário de Odin em uma corrida, foi morto por Thor em uma violenta batalha na qual teve a cabeça esmagada.
Hyrrokkin 
Conhecida por sua extraordinária força física, Hyrrokin era regente das tempestades de inverno. Foi a única que, cavalgando um lobo e usando serpentes como cordas, conseguiu mover o barco funerário encalhado do deus Baldur.
Iarnasaka
Apelidada de “Alfange de Ferro”, era amante de Thor, com quem gerou Magni.
Jordy
Amante de Odin, mãe de Thor e filha de Nott. Jord é uma das manifestações da Mãe Terra, semelhante a Fjorgyn e Hlodyn.
Skadhi 
Filha de Thjatsi, quis vingar a morte da mãe, causada por Thor, e terminou por se casar com o deus Njord, tornando-se, assim, uma deusa. 
Surt
Era considerado o adversário dos deuses no Ragnarök, quando confrontou e acabou por matar Frey, sendo o responsável pela destruição dos Nove Mundos. Senhor de Muspellheim, Surt era o gigante de fogo e da lava incandescente e possuía uma espada de chamas ardentes e refulgentes, com a qual incendiou os mundos. Era casado com Sinmara que, com a espada flamejante que também possuía, iria matar os pássaros que avisariam os deuses sobre o início do Ragnarök.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s